20/04/2018 às 16h05min - Atualizada em 20/04/2018 às 16h05min

Mário Valério dá posse a diretores escolares eleitos em Caarapó

A cerimônia foi acompanhada pela secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran

- Malaquias Batista

Foto: Dilermano Alves Diretores escolares com autoridades municipais na cerimônia de posse ocorrida no último dia 18, em Caarapó
Em ato realizado no último dia 18 na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, o prefeito Mário Valério (PR) deu posse aos diretores das instituições de ensino fundamental e educação infantil eleitos no pleito de 29 de novembro do ano passado. A cerimônia foi acompanhada pela secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran.
 
Tomaram posse: Marileuza de Souza do Carmo, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Armando Campos Belo; Sueli Aparecida Azevedo dos Santos, CMEI Aristides Maciel da Silva; Maria Pereira dos Santos Machado, CMEI Professor Júlio Ushigima; Rosivani Vera Sanches Goes, CMEI Dona China; Evangelina Ferreira de Faria e Andrade, CMEI Rita Tereza de Araújo Silva; Claudimar Cariaga da Silva, CMEI Frei Mateus; Raquel Carlos de Souza, CMEI Professora Roseli Alves de Brito; Antônio Carlos Cáceres e Andreia Silva Matos, respectivamente diretor e diretora-adjunta da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos; Cíntia Esteves Croider, Escola Professor Moacir Franco de Carvalho; Edimilson Liberal, Escola Rui Barbosa; e Rogério Vilhalva Mota, Escola Indígena Ñandejara.
 
Em Caarapó, os diretores das instituições educacionais são eleitos pela comunidade escolar. A eleição foi regulamentada pelo Decreto Municipal n° 087/2017, de 05/10/17, indicando que os membros da comunidade escolar elegerão o diretor e o diretor-adjunto para mandato de três anos. Podem votar os profissionais da educação lotados na instituição de ensino, pais ou responsáveis de alunos matriculados e alunos com idade a partir de 12 anos.
 
Podem concorrer ao cargo de diretor ou diretor-adjunto os membros do magistério que estejam lotados e em exercício em instituição educacional integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, pertençam ao quadro permanente, comprovem formação de nível superior na área de educação, tenham cumprido estágio probatório, atestem disponibilidade para cumprimento da carga horária integral exigida para o cargo e possuam residência fixa no município.
 
No ato da posse, o prefeito Mário Valério conclamou os diretores a encampar a causa da educação, afirmando que todos devem contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal. “Vocês foram eleitos porque têm a confiança da comunidade. Assim, a comunidade espera de vocês empenho e dedicação para melhorar o ensino”, discursou o dirigente, parabenizando os diretores e destacando a importância do momento democrático representado pela eleição.
 
A gestão democrática do ensino público tem como alicerce a transparência nos mecanismos pedagógicos, administrativos e financeiros; respeito à organização dos segmentos da comunidade escolar; autonomia político-pedagógica e administrativa; participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios e em órgãos colegiados; garantia da descentralização do processo educacional; e valorização dos profissionais da educação.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Em quem você votaria para Presidente?

61.2%
36.3%
2.5%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...