Previsão do tempo: ciclone extratropical traz chuva, granizo e rajadas de vento

Somar Meteorologia afirma que após passagem do ciclone extratropical, massa de ar frio vai derrubar as temperaturas, com possibilidade de geada em lavouras

| CANAL RURAL/POR CANAL RURAL


Foto: Divulgação

A Somar Meteorologia informou nesta segunda-feira, 29, que a formação de um ciclone extratropical no interior da América do Sul e que se aproxima do Brasil deve trazer temporais, ventania, queda de granizo e descargas elétricas ao Sul do Brasil, principalmente nesta terça-feira, 30.

A meteorologista Desirée Brandt explica que há expectativa de chuva volumosa no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, com acumulados de 100 milímetros, 70 milímetros e entre 30 a 40 milímetros, respectivamente. Há também alerta para ventos fortes, com rajadas acima de 100 quilômetros por hora, nos três estados.

Após a passagem desse ciclone extratropical, uma massa de ar polar que avança pelo Sul derruba as temperaturas no próximo fim de semana. “A sexta-feira deve ser o dia mais gelado pelo avanço dessa massa e o risco de geada é maior no Sul', conta Brandt.

No alto da serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar abaixo de 0 ºC. Já do Rio Grande do Sul a metade sul do Paraná, há expectativa de temperatura abaixo de 3 ºC, com potencial para geada ampla.

“Pode afetar a qualidade do milho no Paraná porque a temperatura vai ficar baixa', diz. Em Pato Branco (PR), por exemplo, a expectativa é de temperatura entre 1 ºC e 2 ºC entre a sexta, 3, e o sábado, 4.

A Somar ressalta, porém, que o frio intenso não deve alcançar áreas do Sudeste. “Essa massa ainda não chega de forma intensa em São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. No sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura deve cair para 6 ºC mas não é perigosa para as lavouras'.

A partir do dia 20, uma nova massa de ar polar volta e deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de novas geadas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE