Sabia que dirigir com responsabilidade pode render mais do que segurança? Em Mato Grosso do Sul, quem mantém um histórico limpo no trânsito descobre que, além de evitar multas e acidentes, também pode economizar. Desde março, mais de 10 mil motoristas garantiram 10% de desconto nas taxas de renovação, adição ou mudança de categoria da CNH graças ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
O mais interessante é que o desconto chega de surpresa. Foi o que aconteceu com Laury Gonçalves, vendedor autônomo de 55 anos, habilitado desde os 18. Ao ir ao Detran-MS para renovar a carteira, ele descobriu que pagaria menos. “Eu não sabia do incentivo, foi uma surpresa na hora. Acho muito importante essa iniciativa, porque a imprudência ainda é a maior causa de acidentes. Esse tipo de benefício precisa ser mais divulgado para que as pessoas se conscientizem”, destacou.

Laury conta que já escapou de vários acidentes por praticar a direção defensiva e acredita que cuidar do trânsito é também cuidar do próximo. “Você pode estar certo, na sua mão, mas sempre tem alguém que invade o sinal vermelho. Se não estiver atento, o acidente acontece. Eu dirijo pensando em mim e no outro. Quanto mais gente tiver essa consciência, mais vidas vamos preservar”, afirmou.
E não é pouca gente que já descobriu a vantagem. Em apenas cinco meses, 10.240 motoristas utilizaram o desconto, número que cresce mês a mês. Só em junho, mais de 4 mil condutores se beneficiaram. Hoje, Mato Grosso do Sul já soma 162 mil motoristas cadastrados no RNPC.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a iniciativa é um incentivo poderoso. “O Bom Condutor é uma excelente iniciativa da Senatran para reconhecer quem faz a coisa certa. Fomos o primeiro Estado a aderir e regulamentar, e os resultados mostram que os motoristas estão aproveitando”, destacou.
O cadastro é simples, pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo Portal da Senatran. Quem não tiver infrações nos últimos 12 meses já entra automaticamente na lista de bons condutores. No Estado, o benefício é aplicado diretamente na guia de pagamento, com direito a uma mensagem especial: “Parabéns, você é um Bom Condutor e ganhou 10% de desconto do Detran-MS”.
A lei que abriu caminho para o incentivo foi sancionada em dezembro de 2023 pelo governador Eduardo Riedel. Desde então, o Estado já concedeu mais de R$ 250 mil em descontos, um investimento que volta para o cidadão e, de quebra, contribui para um trânsito mais seguro.
Essa história foi compartilhada com o Comunica na TV, por meio da Assessoria de Comunicação do Detran!
Angela Schafer