Nesta terça-feira (5), os corredores das 350 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul voltaram a ficar movimentados, com o retorno de mais de 190 mil estudantes às aulas. Após o recesso escolar, começa oficialmente o segundo semestre letivo para toda a Rede Estadual de Ensino (REE), marcando não apenas o reinício das atividades, mas também o fortalecimento de estratégias pedagógicas em todas as regiões do Estado.
A largada para esse novo ciclo começou ainda antes do sinal bater. Na sexta-feira (2) e segunda-feira (4), professores, coordenadores e gestores participaram de uma jornada formativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), com foco no “Acompanhamento contínuo da aprendizagem”, priorizando as habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática de forma interdisciplinar.
Mais do que teoria, a formação teve como meta oferecer ferramentas práticas para melhorar o desempenho dos alunos — e quem esteve presente reconheceu o impacto. A professora de Biologia Alessandra Cardozo de Oliveira da Silva, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, destacou a importância da preparação para sua atuação em sala de aula.
“A jornada foi fundamental para repensarmos nossa prática. Mesmo sendo da área de Biologia, consigo integrar competências de Português e Matemática, que são cruciais para entender, por exemplo, conteúdos de Genética no terceiro ano”, contou a educadora, que também demonstrou otimismo com o novo semestre e atenção aos conteúdos voltados ao Enem.
Na mesma escola, o professor de Matemática Agareno Alves vê a formação como ponto de virada. Ele trabalha com turmas do 1º ano do Ensino Médio em tempo integral e acredita que a jornada é essencial para a inovação didática.
“Esses encontros nos mostram o que precisa ser ajustado. Agora, os alunos já vão encontrar novas dinâmicas em sala. Mesmo quem não participa do Saeb ainda, já vai se preparando com exercícios semelhantes, o que contribui para o desempenho futuro”, afirmou.
A diretora Greicy Kelly Gonçalves de Menezes fez uma análise mais ampla: para ela, a formação é um momento estratégico. “Reavaliamos o semestre, os acertos e os desafios, tanto no ensino quanto na forma de avaliar. As discussões sobre as habilidades essenciais ajudaram os professores a refletirem sobre como Português e Matemática são pilares para todas as disciplinas”, explicou.
Segundo Greicy, a jornada também foi decisiva para o replanejamento coletivo. “Esse reforço nas duas áreas está diretamente ligado ao foco no SAEB e à melhora do IDEB. Também debatemos como combater a evasão escolar. Muitos jovens saem da escola por necessidade de trabalhar ou por não se sentirem pertencentes ao ambiente. Precisamos criar soluções para mantê-los engajados, recuperar aprendizagens e garantir que concluam o ano letivo.”
O retorno às aulas marca não apenas a volta da rotina escolar, mas a continuidade de projetos pedagógicos e ações de recomposição das aprendizagens, evidenciando o compromisso da REE com a qualidade do ensino e o protagonismo estudantil.
Interior também se mobiliza
A jornada formativa não foi exclusividade da capital. Escolas de todas as regiões do Estado também promoveram os dois dias de formação, mobilizando seus times pedagógicos para reavaliar o semestre, repensar práticas e traçar novos rumos.
Com foco em resultados e na preparação para avaliações externas como o SAEB, professores, coordenadores e diretores discutiram caminhos para recompor aprendizagens e fortalecer a prática interdisciplinar, reafirmando que o compromisso com a qualidade do ensino é o mesmo — da capital às cidades mais distantes de Mato Grosso do Sul.
Informações: SED/MS