Portal Alô Caarapó

26/09/2025 22:35
Céu limpo 22°C

Governo de MS troca subsecretários indicados pelo PT após saída da base de Riedel

Vagner Campos Silva, Vânia Baptista Duarte, Zirleide Barbosa e Humberto de Mello Pereira foram exonerados. Fotos: Divulgação, GovMS

Foram exonerados três subsecretários e um secretário-executivo indicados pelo PT de Mato Grosso do Sul. As resoluções de pessoal foram publicadas na edição desta sexta-feira (12) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

A legenda deixou a base do governo Eduardo Riedel (PSDB) após ele se manifestar contrário à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado de 2022/2023.

Deixaram os cargos as seguintes pessoas:

  1. Vagner Campos Silva, subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+
  2. Vânia Baptista Duarte, subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial
  3. Zirleide Barbosa, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas
  4. Humberto de Mello Pereira, secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais

Para a pasta de Políticas Públicas LGBTQIA+, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, nomeou Mikaela Lima Lopes. Na subsecretaria de Igualdade Racial, entra Deividson de Deus Silva.

Larissa Diniz Paraguassu assume o comando da pasta de Políticas Públicas

para Pessoas Idosas. E Karla Ledesma de Nadai foi nomeada para chefiar a Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

As três subsecretarias são vinculadas à SEC (Secretaria de Estado de Cidadania), enquanto a secretaria-executiva é subordinada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Ao Jornal Midiamax, a assessoria do diretório estadual do PT informou que ainda não há previsão da exoneração dos demais indicados.

Governador diz que saída será gradual

Na quinta-feira, 11 de setembro, o governador Eduardo Riedel (PP) que a saída dos indicados do PT de cargos comissionados vai ser gradual.

“Está sendo discutido isso na secretaria de Governo. As áreas não podem parar, são cargos de liderança, então as pessoas adequadas vão entrar e eles vão saindo conforme a decisão deles [do PT]”, disse ao Jornal Midiamax.

Entre os cargos citados está por exemplo a chefia da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

PT deixa base do governo Riedel

No dia 26 de agosto, representantes do PT se reuniram com o governador Eduardo Riedel (PP) e oficializaram a saída dos servidores da base. O anúncio já havia sido feito no início do mês, mas a reunião só ocorreu agora.

Presidente do partido em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet relatou que a reunião com o governador foi amigável. Agora, o partido entrega oficialmente os cargos, os quais, segundo o parlamentar, não passam de 20.

Adriel Mattos, Midiamax

Vídeos

Ads